Casos aumentam 100% em sete dias, mas CG ‘vive normalmente’ no pré-feriadão


Nas vésperas do “feriadão” decretado pela Prefeitura de Campina Grande, em medida emergencial de saúde pública para combater o crescimento nos casos da covid-19, circula nas redes sociais imagens de superlotação nas ruas centrais e comerciais que, provavelmente, foram registradas nesta sexta-feira (29) no município.

Nos últimos sete dias, Campina Grande apresentou um aumento de 100% no número de infectados pelo coronavírus e 50% em casos de óbitos. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado da Saúde (SES), o município contém cerca de 95% dos leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI) ocupados e 82% das enfermarias.

Para barrar o aumento nos casos de covid-19 na cidade, foi publicado no Semanário Oficial do Município o decreto do “feriadão” que se inicia no sábado (1) e segue até quarta-feira (3). De acordo com o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), a decisão foi tomada como medida de endurecimento do isolamento social, no entanto, as imagens nas redes mostram que a população não tem respeitado.

A antecipação dos feriados de São João (24 de junho), Fundação da Paraíba (05 de agosto) e Corpus Christi (11 de junho) foi determinada pela prefeitura na quarta-feira (26). Conforme o decreto, considerando as mudanças realizadas na quinta-feira (28), o mercado público, feiras livres, transporte público e o comércio devem funcionar até às 14 horas.

A incidência do vírus por 100 mil habitantes na cidade de Campina Grande é de 29,6% como mostra o levantamento realizado pela plataforma de monitoramento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a superlotação que houve na cidade, contradizendo o isolamento social, pode ocasionar a proliferação em massa do coronavírus e consequentemente, o colapso da rede pública de saúde.


Postagens mais visitadas deste blog

Novo tempo: Secretário de Planejamento da Prefeitura do Conde está sendo processado por falsificação de documentos de imóveis

Guarda municipal de Conde armado surta dentro da Base da Guarda no momento em que as guarnições estavam em horário de repouso; assista

NORA DE ALUÍSIO E TATIANA, KARLA PIMENTEL DESCUMPRE JUSTIÇA E FAZ FESTA DO CORONA NO CONDE